Transição Capilar

“AGORA EU QUERO IR PRA ME RECONHECER DE VOLTAAAA, PRA ME REAPRENDER E ME APREENDER DE NOVOO” Agora eu quero ir – Anavitória

“Nunca me disseram o quão chato e desesperador são algumas fases da transição capilar.A começar pela fase inicial, quando a progressiva esta indo embora bem lentamente e seu cabelo demora anos para crescer. O cabelo fica todo cheio de frizz, solto fica horrível, preso fica pior, seco, molhado… DE QUALQUER JEITO ELE FICA FEIO.”

Bom… deixa eu explicar como tudo começou. Tenho que confessar que não parei de fazer progressiva porque queria me aceitar nem muito menos aceitar ser uma negra emponderada, porque posso muito bem ser isso tudo com meus cabelos alisados (mas acho muito legal quem tem esse pensamento, só to explicando que NÃO É O MEU, apenas, sem treta, só paz e amor).

Mais ou menos em novembro do ano passado, teria que fazer o retoque de progressiva que costumo fazer de 3 em 3 meses, mas eu pensei seriamente se valeria mesmo a pena pagar $300 para arrumar meu cabelo sendo que eu poderia me virar muito bem com minha chapinha… pelo menos foi isso que eu pensei. Tinha minhas prioridades no momento e o dinheiro da minha rescisão não dava para tudo.

O problema é que até janeiro estava tudo indo muito bem, só que comecei a pegar ódio da chapinha e do secador e não tinha dinheiro para progressiva. Então pesquisei por transição capilar na internet e gostei da ideia, já que era minha unica alternativa mesmo. Optei por hidratar mais o cabelo e até tentei fazer um cronograma capilar que não deu muito certo por falta de tempo.

Eu li que a transição capilar gera alguns problemas porque o cabelo fica feio e sem vida mas nunca me disseram o quão chato e desesperador são algumas fases da transição capilar. A começar pela fase inicial, quando a progressiva esta indo embora bem lentamente e seu cabelo demora anos para crescer. O cabelo fica todo cheio de frizz, solto fica horrível, preso fica pior, seco, molhado… DE QUALQUER JEITO ELE FICA FEIO.

Na verdade ninguém fala com tanta ênfase sobre tamanho desespero. Achei que fosse mais fácil de lidar, mas tem dias que nem chapinha resolve, nem creme… Ou você esta com pouco tempo para se produzir, a autoestima vai ao chão e não tem muito o que fazer. Lenços e maquiagem não podem te ajudar sempre, brincos grandes não escondem seu desespero, nada esconde.

Foi aí que começou a parte da aceitação. Na verdade ela ainda não acabou, não me dei por vencida, mas vou com essa decisão até o fim. As vezes da vontade de desistir de tudo e voltar a progressiva, mas como disse, peguei ódio de chapinha e secador e só de pensar que mesmo alisada terei de usar os dois, fitagem e bigudinhos parecem-me boas alternativas.

É muito bom ver meus cachinhos retornando, quando a fase de desespero passa, você se olha no espelho depois de passar por horas de texturização e começa a gostar do que vê. Poxa, é gostoso mudar, é uma delícia ver seu objetivo ser alcançado e é muito bom gostar de você do jeito que você é, do jeito que você está agora. Mas digo e afirmo, quando me sentir com vontade, voltarei a alisar com chapinha e secador, mas não serei mais escrava dos dois.

Não tenho vontade de voltar a usar a progressiva, não me lembro muito bem como fico com meu cabelo sem química e quero me ver assim. Mas estou passando por alguns conflitos, relato todos no IG @vivianeasans ele não é totalmente voltado para transição, mas tem algumas coisas de como me sinto e o que estou passando.

Espero trazer mais desabafos como esses para vocês, também quero que me falem como está sendo para vocês a transição. ARRASA AMIGAS/AMIGOS.

Viviane Aguiar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s